Pesquisadores Desenvolvem Pão Branco Nutritivo com Ingredientes Naturais para Promover uma Alimentação Mais Saudável
Cientistas estão a tentar criar um novo tipo de pão que seja tão saudável quanto o integral, mas que tenha a aparência e o sabor do pão branco.
Financiado pelo governo do Reino Unido, para melhorar os benefícios para a saúde dos alimentos, o projecto visa os amantes do pão branco.
Os pesquisadores planeiam adicionar pequenas quantidades de ervilhas, feijões e cereais à mistura do pão, além de farelo e gérmen de trigo, que normalmente são removidos da farinha branca.
O projecto de pesquisa ainda está em estágios iniciais.
A Dra. Catherine Howarth, da Universidade de Aberystwyth, uma das líderes do projecto, afirmou que os cientistas começaram a analisar a composição química detalhada da farinha branca existente.
Ela disse que aumentar os valores nutricionais para os níveis do pão integral, mantendo o sabor e a textura do pão branco, é um delicado equilíbrio.
Uma vez que a Dra. Howarth tenha desenvolvido algumas receitas possíveis, Chris Holister, gestor de desenvolvimento de produtos da produtora de farinha de Gloucestershire, Shipton Mill, as transformará em pão.
Os cientistas acreditam que a sua abordagem terá sucesso porque estão a adicionar apenas a camada interna do farelo, que tem sabor e cor menos intensos. Eles dizem que vão precisar de adicionar menos dela porque estão a usar outros grãos altamente nutritivos, mas com sabor menos intenso.
Espera-se que um produto possa estar nas prateleiras dos supermercados em cerca de dois anos.
O risco de doenças cardíacas, derrames e diabetes tipo 2 pode ser até 30% menor em pessoas que regularmente consomem cereais integrais, segundo a Associação Diabética Britânica.
A BDA diz que as pesquisas demonstram que 95% dos adultos não consomem grãos integrais suficientes e quase um terço de nós não consome nenhum.
Chris Holister não acredita que a situação volte ao que era, porque muitas pessoas estão acostumadas a comer pão branco fatiado.
Font: Bbc.co.uk