Facebook

Vai de carro a Portugal? Saiba como pagar as portagens eletrónicas

1 minuto de leitura.

Auto | 24 mar. 2024 | Autor : Paulo Moreira

Há diversas modalidades de pagamento de portagens eletrónicas para carros com matrícula estrangeira.



 

Com a Páscoa a aproximar-se, vários emigrantes rumam a Portugal para passar a época festiva em família. E há quem opte por fazê-lo de carro, apesar da longa distância a percorrer.

 

Nestes casos, é importante lembrar que várias vias de trânsito em Portugal têm portagens exclusivamente eletrónicas (pórticos, ex-scuts) e, para evitar constrangimentos no futuro, deve acautelar o seu pagamento atempado.

 

Para quem circula com carros de matrículas estrangeiras, e passa por estradas com estes pórticos, as instituições portuguesas disponibilizam várias opções:

 

  • Sistema pré-pago com dispositivo temporário - Com este sistema, o condutor aluga um identificador por 30 dias com um saldo e, à medida que passa nos pórticos, o valor vai sendo descontado. Este identificador não está associado a nenhuma matrícula, podendo ser usado em vários veículos, referem os CTT. O aluguer do equipamento custa 6 euros na primeira semana e 1,50 euros na seguinte (valor das portagens não incluído).

  • Tollcard - O condutor adquire um cartão com um saldo que fica associado à matrícula do carro. À medida que passa nos pórticos, o valor vai sendo descontado. Há cartões com saldos de 5, 10, 20 e 40 euros. O cartão tem um custo 0,74 euros e por cada passagem é descontado do saldo o valor da portagem e uma taxa fixa de 0,32 euros.

  • Pré-Pago Virtual 3 Dias - Também neste sistema o motorista adquire um cartão virtual que fica associado à matrícula do veículo. E este só pode ser usado durante três dias, especificam os CTT. Neste período, o utilizador pode fazer todas as passagens que pretender nas autoestradas que só têm pórticos de cobrança eletrónica. Cada cartão custa 20 euros mais 0,74 euros de taxa de adesão.

  • Pré-Pago Virtual Multiviagem - Esta é uma opção para quem aterra de avião em Faro ou no Porto e aluga um carro. Este cartão pode ser usado entre o aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto) e qualquer ponto das autoestradas A28/A41 ou A41/A42, e entre o aeroporto de Faro e qualquer ponto da autoestrada A22. Tem um custo 0,74 euros, para além do valor das portagens para o trajeto que escolher.

  • Easytoll - Esta modalidade permite associar um cartão bancário à matrícula do veículo e o valor da portagem será depois descontado. A taxa de adesão é de 0,74 euros e aos valores das portagens acrescem custos administrativos de 0,32 euros por viagem.


No site PortugalTolls as autoridades disponibilizam informações detalhadas sobre as portagens em Portugal, nomeadamente onde podem ser adquiridos os cartões e atividades as outras modalidades

 

Tablet

Acesso Gratuito aos Conteúdos.

A missão do Entendes.pt
É contar as histórias que mais importam sobre estratégias de poupança, maximização financeira e descontos em produtos exclusivos na área de seguros e poupanças. .
Partilhe: "Vai de carro a Portugal? Saiba como pagar as portagens eletrónicas"?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

entendes.pt

Alerta Inscrição Gratuita aos Conteúdos
O Entendes.pt tem como objectivo simplificar e democratizar a literacia financeira gratuitamente.

Começar a Entender.
Copyright © 2024 Entendes. Todos os direitos reservados.