Facebook

Cafés em Espanha Reprimem Trabalho à Distância

3 minutos de leitura.

Lifestyle | 11 jun. 2024 | Autor : Raquel Lopes

Proibição de Computadores Portáteis para Garantir Sustentabilidade dos Negócios



Com muito sol, preços razoáveis e cidades ricas em cultura, Espanha tornou-se um destino de topo para nómadas digitais. No entanto, a popularidade do trabalho à distância está a gerar conflitos com os proprietários de cafés e bares, que enfrentam dificuldades económicas devido à ocupação prolongada de mesas por clientes que consomem pouco.

 

Os cafés e bares em várias cidades espanholas estão a impor regras rígidas para limitar o tempo que os clientes podem ocupar as mesas com os seus computadores portáteis. Muitos donos de pequenos negócios perceberam que esta prática não é sustentável economicamente, pois afasta outros clientes e não gera receitas adequadas.

 

Raquel Llanes, proprietária de um café na zona de Raval, em Barcelona, contou ao site Barcelona Secreta que a situação se tornou insustentável. "Tivemos clientes que pediram um café expresso e ficaram sentados durante oito horas, pessoas que pediram para baixar o volume da música para poderem ter reuniões e clientes que trouxeram as suas próprias refeições em Tupperwares", disse ela. "No início, adaptámos o espaço com tomadas para trabalhar, mas ao fim de dois anos percebemos que os números não estavam a resultar."

 

Para combater este problema, cafés em Valência, Santiago e Barcelona começaram a desligar o Wi-Fi durante certas horas, enquanto outros proibiram o trabalho remoto durante os períodos de maior movimento, entre as 8h30 e as 12h30. Alguns estabelecimentos permitem o uso de computadores portáteis, mas pedem aos clientes que desocupem as mesas para grupos maiores ou clientes habituais.

 

Este fenómeno não é exclusivo de Espanha. Cafés em Paris, Berlim, Lisboa e Brighton também implementaram medidas contra os trabalhadores à distância. Alguns locais proibiram completamente o uso de computadores portáteis, enquanto outros cobram uma taxa horária para quem deseja utilizar os seus dispositivos electrónicos.

 

Os proprietários de cafés argumentam que não se trata apenas da falta de rentabilidade, mas também de preservar a função social dos seus estabelecimentos. "Os cafés devem ser lugares onde as pessoas vão para se divertir e conversar", escreveu um utilizador no Reddit. "É definitivamente uma má imagem para o café se passarmos por ele e virmos sempre as mesmas quatro ou cinco caras com os computadores portáteis ligados, independentemente de terem pago ou não."

 

Outro utilizador comentou que muitos romantizam a ideia de trabalhar em cafés exóticos, mas que essa prática é frequentemente desrespeitosa e onerosa para os negócios. "O pior são aquelas pessoas que deixam as embalagens das sandes do supermercado em cima da mesa para o pessoal limpar", disse ele.

 

Para os nómadas digitais que procuram um espaço para trabalhar sem causar problemas, é recomendável aproveitar os muitos espaços de co-working que estão a surgir em várias cidades. Esses locais são projetados especificamente para o trabalho remoto e oferecem uma alternativa mais sustentável para todos.

 

 

Fonte: Euronews

Tablet

Acesso Gratuito aos Conteúdos.

A missão do Entendes.pt
É contar as histórias que mais importam sobre estratégias de poupança, maximização financeira e descontos em produtos exclusivos na área de seguros e poupanças. .
Partilhe: "Cafés em Espanha Reprimem Trabalho à Distância"?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

entendes.pt

Alerta Inscrição Gratuita aos Conteúdos
O Entendes.pt tem como objectivo simplificar e democratizar a literacia financeira gratuitamente.

Começar a Entender.
Copyright © 2024 Entendes. Todos os direitos reservados.