Anexos F, G e J Causam Preocupação entre os Declarantes enquanto Ministério das Finanças se Pronuncia sobre o Assunto
Dezenas de contribuintes aguardam há um mês que a declaração de IRS seja validada. São contribuintes que declararam rendas, rendimentos no estrangeiro ou mais-valias e queixam-se de um atraso em relação aos anos anteriores.
No dia 1 de maio, numa publicação num grupo de Facebook onde se discutem temas ligados ao IRS, um utilizador perguntava se alguém já tinha a declaração de IRS com os anexos F, G ou J validada.
A caixa de comentários encheu-se de respostas negativas. Estes anexos da declaração são de pessoas que tenham rendimento com rendas, mais-valias a declarar ou rendimentos do estrangeiro.
Outra utilizadora submeteu a declaração a 1 de abril, com um desses anexos, e está há mais de um mês à espera que seja validada.
A grande queixa é pela diferença entre o que aconteceu nos anos anteriores, onde dizem que o processo foi muito mais rápido comparativamente ao que está a acontecer este ano.
À Ordem dos Contabilistas não tem chegado relatos de problemas graves no sistema. O Ministério das Finanças diz que não há problemas nos processamentos e que até ao dia 22 de abril até tinham sido validadas mais declarações do que no ano passado.
Reforça ainda que os anexos F, G e J tornam as declarações mais complexas para quem está à espera que a declaração avance. Para receber o reembolso tem de continuar a esperar.
Quanto vai receber de Reforma?
Entender a sua Reforma