Entenda as Mudanças e Implicações Financeiras 😕💰
Os portugueses estão a receber, em média, menos 200 a 300 euros no reembolso do IRS este ano. São os números apurados, até agora, pela Bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados em entrevista à Rádio Renascença.
Na entrevista concedida à Renascença, Paula Franco esclarece que com o ajustamento de 2023 das tabelas de retenção, que teve como objetivo "aproximar mais ao IRS final", os contribuintes vão sentir que o reembolso é menor "ou que até têm de pagar". A bastonária prevê que as diferenças face aos anos anteriores rondem os 200 e os 300 euros, valores "de alguma forma significativos", considera.
"O que vai acontecer é que vai ver reduzido o seu reembolso ou até ter de pagar imposto", reitera.
A bastonária explica que isto acontece porque as novas regras fizeram com que os valores de retenção baixassem, o que funciona como "um adiantamento" do imposto que virá a ser pago.
"Se adiantarmos menos, vamos ter de fazer essas contas no final e podemos, até, ter de pagar ainda um bocado ou receber devolução desta retenção na fonte, mas menos do que temos recebido em anos anteriores", esclarece.