Temos que poupar.
Mais de metade dos portugueses (61%) planeiam tomar medidas para poupar, sendo que 42% estimam aumentar as despesas em 2024, de acordo com o Barómetro Europeu realizado pelo Cetelem - marca comercial do grupo BNP Paribas Personal Finance.

"Em 2024, os portugueses querem ter um maior controlo sobre os orçamentos. 42% esperam um aumento nas despesas e 61% tomarão medidas para poupar no dia-a-dia, seja a aproveitar promoções ou a comprar produtos mais 'em conta'", pode ler-se num comunicado enviado às redações.
Ora, "a percentagem de portugueses que pretende gastar desceu, passando para 48% (-2), sendo que 46% afirmam que querem gastar, mas nem sempre têm os meios para o fazer".
"Estes números não são de estranhar, já que 58% dos inquiridos consideram que o seu poder de compra diminuiu no último ano", revela a mesma nota.
Contudo, isto não quer dizer que os portugueses não estejam a fazer planos: "No que diz respeito aos desejos de consumo para este ano, as viagens estão no topo da lista (60%), seguindo-se os eletrodomésticos (41%) e o mobiliário (36%)".