Venda de Ações e Propriedades Aumenta Antecipando Vitória Trabalhista
Os ricos do Reino Unido estão a vender ações, propriedades e outros ativos, antecipando uma possível vitória do Partido Trabalhista nas eleições de 4 de julho, relata o Financial Times. O temor é que os Trabalhistas aumentem o imposto sobre mais-valias, levando muitos a desinvestir para evitar futuras tributações mais elevadas.
Segundo consultores financeiros, a venda massiva de ativos abrange executivos de empresas e empresários, todos preocupados com possíveis mudanças fiscais. Toby Tallon, sócio da Evelyn Partners, afirma que muitos clientes estão a vender ativos que requerem liquidez imediata, enquanto outros adotam uma postura cautelosa, aguardando o resultado das eleições.
Nick Ritchie, da RBC Wealth Management, destaca um "nervosismo geral" entre os seus clientes devido à incerteza sobre as políticas fiscais trabalhistas. Alguns já venderam ativos para garantir que os ganhos sejam tributados à taxa atual de 20%, temendo aumentos futuros. Ritchie também alertou para um possível êxodo de indivíduos ricos, o que poderia prejudicar a economia do Reino Unido.
Andrew Shepherd, da Brooks Macdonald, adverte que tal medida poderia "desencorajar investimentos no Reino Unido num momento crítico para a economia". Durante períodos eleitorais, é comum um aumento nos pedidos de orientação sobre o impacto das novas políticas nas estratégias financeiras.
Enquanto os Conservadores prometem não aumentar o imposto sobre mais-valias, os Trabalhistas asseguram que os seus planos não implicam aumentos adicionais de impostos, afirmando que possuem planos "totalmente orçamentados e financiados".