Guia Completo para Fotografar Cães e Gatos de Forma Profissional e Criativa
A maioria dos donos de animais de estimação pode relacionar-se e, se for como eu, há uma boa probabilidade de que o seu rolo de câmara esteja repleto de milhares de fotos do seu amigo peludo, algumas delas vencedoras, mas muitas um grande fracasso, desfocadas. Mas isso não precisa de ser assim. Pedimos a fotógrafos de animais e profissionais da área para partilharem as suas melhores dicas para capturar o seu cão ou gato. Aqui está o que eles recomendam.
Dê ao seu cão um treino antes da sessão de fotos
Fotografar qualquer pessoa em movimento é complicado mesmo para profissionais, e Callie Jennings, uma treinadora de cães que ajuda os humanos a entenderem melhor as necessidades dos seus cães, diz que a sua melhor aposta para obter fotos de qualidade é proporcionar o exercício adequado para o seu animal antes de qualquer tentativa.
"Uma mente calma leva a um corpo calmo", diz Jennings, proprietária da empresa de treino de Nashville, Dog Vegas. "Dê a si mesmo tempo antes da sessão para permitir que o seu cão explore todos os estímulos para que eles possam focar-se melhor quando precisar que eles estejam relaxados - especialmente se for um local novo."
Recompense consistentemente o seu animal durante a sessão
Oferecer "pagamentos" adequados em troca da atenção do seu animal de estimação ajuda imenso, também, diz Jennings. "Use um petisco ou recompensa para atrair o seu cão para a posição desejada. Recompense com frequência elevada para os manter nesse local", diz ela. "E se o cão precisar de uma pausa, certifique-se de permitir uma."
Os gatos podem ser mais difíceis de treinar. Mas Jennings diz que usar misturas de ervas com vinha prateada - uma planta que produz uma reacção eufórica nos gatos - pode ajudá-los a relaxar e aumentar as suas hipóteses de manter a sua atenção. Pode encontrá-lo vendido em latas, bem como na forma de varas para roer e brinquedos.
"Junte isso com uma recompensa como um petisco líquido para os manter envolvidos, e tem um bom ponto de partida", diz ela. "Escolha um momento em que o seu gato tende a estar mais activo - acordá-lo de uma sesta ou interromper a observação pela janela provavelmente não correrá bem para si."
Dessensibilize o seu animal ao telefone ou câmara
Uma lente longa numa câmara ou até mesmo um smartphone volumoso podem ser uma novidade para o seu animal de estimação, por isso tente familiarizar gradualmente o seu animal com o dispositivo. Dessa forma, serão menos propensos a assustar-se quando quiser uma foto sob demanda, diz Jennings.
Se estiver a fazer o seu cão sentar-se para uma sessão profissional, ela destaca que o som do equipamento também pode ser assustador. "Como o som é frequentemente um gatilho para os cães, peça ao fotógrafo para premir o botão do obturador e, em seguida, recompensar o cão. Repita algumas vezes até que o cão perca o interesse na câmara", recomenda.